pancadas de chuva – A segunda-feira (6) começou quente em Belo Horizonte. Logo nas primeiras horas da manhã, belo-horizontinos e moradores da região metropolitana puderam sentir a onda de calor que atinge várias parte de Minas Gerais. Na capital, termômetros chegaram a marcar 31ºC.

Segundo o meteorologista Dayan Diniz de Carvalho, da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, o calorão repentino é uma característica do verão. No entanto, o especialista informa que a sensação térmica deve diminuir em BH nos próximos dias devido à possibilidade de chuva.

De acordo com Carvalho, Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva isoladas até a próxima quarta-feira (8). “Pode chover principalmente no fim da tarde e no início da noite, como é típico das chuvas de verão. Isso não significa que vá chover na cidade toda”, disse.

“Essas chuvas previstas são localizadas e pontuais, mas podem acarretar em uma ligeira queda na temperatura ainda mais devido à aproximação de uma frente fria”, disse. “Os índices de temperatura registrados hoje, 30ºC/31ºC, estão acima da média para março, mas são registros de verão mesmo”, pondera. “No fim de semana o tempo deve ficar mais estável”, completa.

Ainda segundo o meteorologista, a umidade do ar deve ficar abaixo dos 40%, apesar da possibilidade de chover. “As chuvas são passageiras e não devem afetar a umidade do ar. Para isso, elas deveriam ser mais fortes e regulares”, explica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando o índice cai abaixo dos 30%, o órgão passa a considerar estado de atenção. Por isso, a Defesa Civil desaconselha a prática de atividades ao ar livre e banhos de sol, especialmente entre as 14h e 16h.

Com a umidade do ar baixa, algumas pessoas podem ficar mais suscetíveis a alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar.

Veja outras orientações para amenizar os efeitos do tempo seco:

– Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais;

– Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

– Evitar frituras;

– Dormir em local arejado e umedecido por umidificadores ou colocar uma bacia com água.

– Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

– Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

– Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

– Em caso de incêndio, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia.

 

-bhz

 

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários