Belo Horizonte – Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) nessa terça-feira (23) apontam que Belo Horizonte teve queda de 6% no índice de criminalidade violenta, que contempla crimes como estupro, sequestro e homicídio, entre outros. As estatísticas comparam o período de janeiro a abril de 2017 com os mesmos meses de 2016.

De acordo com os números, a maior redução (44,4%) foi no número de crimes de extorsão mediante sequestro, que caíram de 18 em 2016 para dez este ano. A segunda maior queda foi nos casos de sequestro e cárcere privado, que sofreram redução de 27 para 17, na comparação de janeiro a abril de 2016 com janeiro a abril deste ano.

O número de tentativas de homicídio também apresentou queda, de 295 para 222, entre 2016 e 2017, correspondente a uma redução de 24,75% entre os dois períodos, ligeiramente superior ao de homicídios, que foi de 22,75%.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Claudio Beato, o papel da Guarda Municipal somado ao aparato do Estado foi fundamental. “Esse resultado, que há muito tempo não é constatado em Belo Horizonte, é fruto de uma parceria da PMMG, que tem feito um policiamento ostensivo, com a Guarda Municipal, que tem feito patrulhamento em áreas com maior incidência de crimes na cidade”.

Ainda segundo Beato, o trabalho realizado pela Guarda Municipal segue um modelo já implantado com sucesso em outros países, no qual é feito um patrulhamento focalizado e voltado para áreas mais críticas. “Esse trabalho continuará sendo feito pela Guarda na tentativa de reduzir ao máximo o índice de criminalidade em Belo Horizonte”, completa.

Reprodução/PBH

Com PBH

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários