transporte coletivo – A BHtrans começou nessa terça-feira (9) o processo de avaliação de propostas técnicas para a autorização de mais 25 linhas de ônibus suplementares na capital. A sessão de abertura de envelopes aconteceu na sede da empresa no Buritis.

Ao todo, 1.264 pessoas se inscreveram para trabalhar nas linhas que serão criadas. Porém, 300 permissões foram realizadas. Todas destinadas exclusivamente a pessoas físicas. Belo Horizonte conta atualmente com uma frota de 274 veículos que operam 24 linhas, transportando, em média, 80.000 passageiros por dia.

o vencedor da licitação poderá ter apenas um veículo e ele mesmo deverá operar o serviço. O valor da outorga por permissão é de R$50.000,00, pagos em até 60 parcelas mensais. O prazo de vencimento do contrato será em 14/11/2028. De acordo com a BHTrans, o edital e o novo regulamento foram elaborados com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços, priorizando o atendimento aos usuários.

Entre os critérios de pontuação e classificação na nova licitação, serão avaliados itens como o tempo de experiência como condutor de veículo de transporte coletivo público urbano, o tempo de experiência em gestão de operação, gestão de veículo e gestão de bilhetagem eletrônica em Serviços Públicos de Transporte Coletivo. Além disso, entre os critérios, estão ainda a idade do veículo ofertado e a pontuação no prontuário da CNH do licitante referente aos últimos doze meses.

Todos os veículos serão padronizados, acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, terão capacidade para transportar até 34 passageiros (sentados e em pé).  A remuneração pela prestação dos serviços será pela receita arrecadada com a cobrança da tarifa.

Além dos critérios de pontuação e classificação, outras novidades são a previsão de uma frota reserva de 15 veículos, para substituição temporária de veículos em manutenção. Além disso, há o cadastro reserva de 30 permissões, que entrarão para o sistema conforme a necessidade.

O andamento do processo e as datas de tramitação podem ser consultadas clicando aqui.

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários