exposição em BH – O cantor Caetano Veloso elogiou o posicionamento dos mineiros sobre a exposição “Faça você mesmo sua capela sistina” durante show realizado na noite desse domingo (8) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Para o artista baiano, a tentativa de barrar a exposição na capital é uma “censura das obras de arte”.

“Essa exposição é um orgulho para os mineiros. Acho que os mineiros devem ficar orgulhosos de terem reagido, com mais nitidez do que em qualquer outro lugar do Brasil, a essa tentativa obscurantista de censurar as obras de arte”, disse o cantor sob aplausos do público.

Antes de se apresentar, Caetano visitou a exposição do artista mineiro Pedro Moraleida. Para ele, não há motivo de alarde sobre o conteúdo da exposição, pois não há nada que não tenha sido feito na história da arte antes. Caetano também disse que alguns grupos estão querendo aproveitar da situação para enganar o povo. Sobre as manifestações tendo a exposição como alvo, o cantor explicou estar surpreso por haver manifestações favoráveis.”BH está de parabéns”, elogiou.

Perguntado sobre a força política da ala considerada conservadora, Caetano disse estar assustado e alertou que não se pode aderir àquilo que ele classifica como “esboço de opressão”. “Eu vivi o período da ditadura militar e não quero nada parecido. O mundo das artes deve estar assombrado para que no Brasil esteja havendo movimentos que querem censurar exposições de arte”, concluiu.

Na última semana, parlamentares mineiros questionaram a exposição alegando que ela é uma “pornografia chamada de arte”, conforme disse o vereador Jair Di Gregório (PP). O deputado estadual João Leite (PSDB) também questionou a peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, na qual Jesus Cristo é representado por uma atriz transexual.

 

 

 

fonte: bhaz

Imagem: reprodução facebook

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários