decoração feita no Barreiro -Nada de luzes brilhantes, nem bolas de acrílico. A decoração de Natal na rua Desembargador Ribeiro da Luz, no Barreiro de Baixo, em Belo Horizonte, instiga os sentimentos mais emblemáticos desta época do ano: compaixão, solidariedade e paz.

A iniciativa de comerciantes da região dá destaque a fotos de pessoas desparecidas, além de mensagens de reflexão repletas de energia positiva. O destaque fica por conta da “Árvore da Esperança”.

Os galhos sustentam fotos de pessoas desaparecidas do Brasil inteiro em meio a decorações de tecido coloridos. O objetivo é levar uma reflexão sobre o tema. “Muitas pessoas, às vezes tristes, abatidas, ao olhar pra essa árvore, são impactadas e levadas a refletir o que é realmente um problema. Já tivemos pessoas que, ao observar, foram tão impactadas que até choraram. Quantos pais, quantas mães, estão sofrendo sem saber onde estão os filhos”, comentou Ana Régis, proprietária de uma clínica odontológica na rua.

Já na “Árvore dos Esquecidos” foram retratados temas como refugiados, tráfico de animais, pedofilia, obesidade mórbida, violência, entre outros assuntos. “Muitas pessoas as pessoas vivem e esquecem desses assuntos. São coisas que estão de certa forma esquecida, passando despercebidas pela pessoas. É preciso que as pessoas despertem pra o que está acontecendo ao nosso redor e no mundo”, contou Ana.

Além dessas, foi montada a “Árvore da Palavra”, com mensagens de reflexão, e a “Árvore da Entrega”, que traz à tona a ideia de doar para o próximo, seja uma roupa, um prato de comida, um abraço.

Até as lixeiras foram decoradas com Papai Noel – de barba e gorro, lógico. Os orelhões também ficaram enfeitados com estrelas brilhantes e os muros com tecidos vermelhos e verdes. “É um trabalho que brilha por si só, pela simplicidade, pela humildade e pela mensagem”, acrescentou a comerciante.

Como surgiu

A ideia surgiu depois de uma reunião dos 40 comerciantes da região. O desejo era movimentar a rua com uma decoração diferenciada, com mensagens positivas. O grupo teve apoio e autorização da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi feito um trabalho em equipe envolvendo todos os lojistas, sendo feita a divisão de gastos e distribuição das funções.

“Muro da Solidariedade”

Antes mesmo deste Natal, Ana já mantinha um projeto no muro do estacionamento de sua clínica. Por lá, fica estendido um varal de roupas com lema: “Quem precisa pegue, quem não precisa doe”. As doações de roupas são dispostas de forma criativa para que moradores de ruas possam pegar.

Desaparecidos em Minas

O site Desaparecidos MG reúne fotos de todas as pessoas procuradas por familiares e amigos no estado. Na página são divulgados dados atualizados de cada caso.

Se você tem informações sobre pessoas desaparecidas, ligue para Polícia Civil no 0800 2828 197. A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários