Festival de curtas – A 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte começou nessa sexta-feira (29). O evento está sendo realizado no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. O FEST Curtas BH é uma mostra de cinema competitiva de curtas realizada pela Fundação Clóvis Salgado e pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC).

De acordo com Augusto Nunes-Filho, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a 19ª edição do Festival “reflete o momento histórico, social, político, econômico e cultural da atualidade global, por meio das 147 obras selecionadas”. Ao longo dos dez dias de programação gratuita, o evento privilegiará a produção cinematográfica autoral e independente. Nesta edição será dado ênfase ao cenário contemporâneo.

“O  CURTASBH mantém o seu formato com as mostras competitivas Minas, Brasil e Internacional – além das mostras paralelas e especiais, tendo recebido neste ano 2.319 inscrições, de 98 países”. afirmou Augusto..

Para saber mais sobre a programação, basta acessar o site do festival aqui.

Ingrid

Uma das atrações do evento é o curta metragem “Ingrid”, que trás experiências e vivências de uma mulher transexual com seu corpo, seus desafios e afetos. “É um desnudamento, que não faz concessões aos estereótipos que circulam em obras audiovisuais sobre pessoas trans. A obra aposta em uma estética que se revela aos poucos: sensível e potente”, como explica Maick Hannder, diretor do curta. 

“Ingrid” conta com a participação em diversos festivais no Brasil e exterior. O filme tem tocado o público por onde passa. No 6º Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema, ganhou o prêmio de melhor filme na Mostra Transcinema, pelo júri popular.

Em 2016, a obra foi selecionada para a competitiva de curtas brasileiros do 44º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais do país, e o 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo Curta Kinoforum, um dos maiores festivais de curtas-metragens do mundo. No mês de outubro foi contemplado com o prêmio SESCTV de melhor filme no 16º Festival Goiânia Mostra Curtas. Ganhou ainda o prêmio de Melhor Documentário no 2º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém.

“Buscamos construir juntos com a Ingrid, personagem do documentário. Como estratégia, foi cedido a ela um gravador de áudio no qual ela poderia gravar relatos sobre os processos pelos quais passou: a transformação do corpo, os sentimentos de inadequação, autoestima e experiência vividas. Ela fala de si, mas também fala de vivências de centenas de mulheres transexuais no país”, conta o diretor.

FICHA TÉCNICA

  • Direção e edição: Maick Hannder
  • Produção Executiva: Jacson Dias
  • Trilha Sonora: Cliver Honorato
  • Fotografia: Maick Hannder
  • Direção de Arte: Mirian Rodrigues https://www.youtube.com/watch?v=–jkryiNPoQ

Serviço

Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Quando? 29/09 a partir de 19h até dia 08/10;

Onde? Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro e Jardim Interno;

Valor? Entrada Gratuita.

 

 

fonte: Bhaz

Imagem: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários