Os consórcios operadores do transporte coletivo de Belo Horizonte e a BHTrans não desistiram de extinguir a linha SE01 (Cidade Administrativa/Savassi), o “frescão” da Cidade Administrativa. Novo comunicado divulgado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte informa aos usuários que o ônibus executivo, com ar-condicionado e internet a bordo, deixará de circular em definitivo em 9 de novembro. A partir desta data outras duas linhas do BRT/Move passarão a atender os servidores nos dias úteis em horários de pico da manhã e tarde: 6030 e 6031. A linha alimentadora 642 continua com o atendimento em horário integral.

A tendência é de que usuários que fazem integração com o metrô e outras linhas de ônibus também migrem para as novas linhas diretas do BRT/Move. Quem se dispõe a pagar mais pelo conforto do “frescão”, agora terá de disputar um dos poucos assentos dos ônibus do Move ou viajar em pé.

Parece que nem o abaixo assinado e a pressão dos funcionários da Cidade Administrativa surtiram efeito, embora não faltem críticas à qualidade do transporte coletivo da sede do governo mineiro, como o longo tempo de deslocamento e a ausência de integração com outras linhas – problema que, por outro lado, pode ser resolvido com a integração com o Move. Os 20km de distância do Hipercentro e o isolamento na rede de transporte público são um desafio para quem depende do deslocamento diário.

Com o fim da SE01, só restará a linha SE02 (Buritis/Savassi) no serviço de ônibus executivo da capital mineira. Como o “frescão” tem configuração única (são coletivos menores, com poltronas estofadas e bagageiro, dentre outras características) não poderá ser realocado em outras linhas. Por isso, outra tendência é de que o serviço seja completamente extinto. Diante da queda de passageiros transportados, as empresas de ônibus buscam máxima eficiência na realoção da frota.

NOVA OPERAÇÃO A SE01 será substituída pela linha convencional já existente 6030 (Cidade Administrativa/Savassi), que será reformulada e estendida até a Av. Cristóvão Colombo, na Savassi, e a nova linha 6031 (Cidade Administrativa/Centro). Ambas operadas via corredor do Move – a 6030 via Av. Cristiano Machado, e a 6031, Via Av. Antônio Carlos. A 6030 terá paradas nas Estações de Transferência Sagrada Família e Minas Shopping, ao passo que a 6031 utilizará as ETs UFMG, Senai, São Paulo e Tamoios (as duas últimas no Hipercentro), com paradas na Estação Pampulha.

Durante os primeiros 90 dias de operação, a BHTrans ressalta que a 6030 e a 6031 estarão em fase de testes, podendo passar por alterações.

[Via Faixa Exclusiva]

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários