protesto contra – Um grupo de manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupou o prédio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na manhã desta segunda-feira (13). A sede da empresa fica na avenida Barbacena, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital.

De acordo com o coordenador do MAB em Minas, Thiago Alves, a ocupação é uma forma de cobrar ações das autoridades em relação aos atingidos por barragens no Estado.  “Uma das principais pautas questionadas aqui é a bacia do rio Jequitinhonha. Ela foi atingida pela barragem de Irapé, que pertence a Cemig. Com isso, toda a água da região foi contaminada e, além disso, há pouco fornecimento de energia no local. O que nós queremos é que o direito dessas pessoas atingidas seja reconhecido pelo governo”, diz.

Além disso, o grupo também questiona a atuação das autoridades públicas no caso das famílias atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, na região de Bento Rodrigues, em Mariana. “Não existe um diálogo efetivo com os afetados pelo rompimento e pela poluição do Rio Doce”, afirma Alves.

O movimento deseja se reunir com representantes da Cemig e do Governo de Minas. “Alguns secretários entraram em contato com a gente, assim como alguns representantes da Cemig. Mas queremos nos reunir com todos eles e cobrar uma posição. Trouxemos cozinha e colchões, estamos preparados. Vamos ficar aqui o tempo que for necessário para sermos ouvidos”, ressaltou o representante do MAB.

De acordo com Thiago Alves, cerca de 300 pessoas estão no local. A Polícia Militar (PM) não confirma o número de manifestante, mas esclarece que o ato segue pacífico até o momento. A assessoria de imprensa Cemig informou que divulgará uma nota sobre a ocupação ainda durante esta manhã.

O protesto faz parte de um ciclo de manifestações para celebrar o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, comemorado nesta terça-feira (14). De acordo com o MAB, acontecerão diversas manifestações em todo o Brasil durante a data, denunciando o desrespeito e o descaso sofrido pelos atingidos.

 

-bhz

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários