Minascentro – Empreendimento terá atividades suspensas temporariamente em função das ações prioritárias para melhoria do espaço

O Governo de Minas informou nesta quarta-feira (30) que estão suspensos os eventos previstos para ocorrer a partir de outubro no Minascentro, no Centro de BH. O motivo é um conjunto de obras emergenciais de reforma e modernização do espaço.

A administração estadual esclareceu ainda que os eventos com data a partir de outubro poderão ser realocados, sem quaisquer custos adicionais para os organizadores, para o Expominas Belo Horizonte, em espaços de porte semelhante ou maior.

Já todos aqueles agendados até o fim de setembro serão realizados normalmente.

Obras

Serão realizadas intervenções no sistema hidráulico, de energia e de ar condicionado, bem como no telhado, a partir de janeiro próximo, objetivando garantir segurança, conforto e bem-estar aos usuários, além de assegurar a adequada manutenção estrutural do edifício e a preservação do empreendimento.

O processo licitatório das obras está em fase de estudo.

O edital para concessão onerosa de uso do Minascentro previa também ações de reforma. Como a licitação realizada no último dia 2 de agosto foi deserta, não havendo interesse por parte da iniciativa privada em assumir o local, o Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, fará os investimentos necessários para as intervenções prioritárias no Minascentro, garantindo a qualidade e a preservação desse patrimônio tombado.

Após a reforma estarão disponíveis para a locação o auditório e o foyer. A destinação dos demais espaços está sendo analisada pela direção da Codemig, mediante prejuízos acumulados ao longo do tempo de existência.

Minascentro

O Minascentro foi criado em 1981 pelo Decreto Estadual nº 21.226 para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo. Sua inauguração oficial ocorreu em 15 de março de 1984.

A Codemig assumiu a gestão do espaço em conformidade com a Lei nº 22.287, de 14 de setembro de 2016. Indutora do desenvolvimento econômico mineiro, a empresa vem adotando o modelo de concessão de uso de espaços públicos, a título oneroso, à iniciativa privada, a empreendedores com capacidade e expertise devidamente comprovadas, no intuito de implementar dinamismo e operacionalidade aos empreendimentos, sendo remunerada, principalmente, por royalties sobre a receita bruta.

Expominas

Por sua vez, o Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas Belo Horizonte) está entre os mais modernos centros de feiras, exposições e eventos do país.

Seu projeto alia inteligência tecnológica com funcionalidade, incorporando soluções exigidas pelo competitivo mercado internacional de eventos. Conta com 72 mil metros quadrados de área construída. Em tamanho, é o maior centro de convenções de Minas Gerais e está entre os três principais do Brasil, ao lado do Anhembi (São Paulo) e do Riocentro (Rio de Janeiro).

Com Agência Minas

 

 

 

Fonte: Soubh

Imagem: tirada do guiabh

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários