Exposição Solos de Minas – A exposição “Solos de Minas” acaba de chegar ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade. 

A mostra, que fica até o dia 30 de novembro (quarta-feira), é fruto da parceria entre a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), coordenada pela Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas, e o Departamento de Solos da Universidade de Viçosa (UFV).

Os visitantes podem conferir os 20 monolitos que foram confeccionados artesanalmente pelo Departamento de Solos da UFV e que representam perfis de solos do Estado de Minas Gerais.

Os monolitos são cortes verticais de solos coletados e preservados com produtos específicos, que representam, com grande fidelidade, a disposição do perfil. As peças constituem um importante recurso para auxiliar aulas expositivas e difundir o conhecimento de solo para a sociedade em geral. Cada monolito foi concebido como verdadeiras obras de artes e todos eles buscam, além de desmitificar a ciência dos solos, despertar na população o interesse de entendê-los e preservá-los.

Com caráter itinerante, a exposição vem sendo exposta em várias instituições de ensino do Estado e já passou pelo: Centro Universitário de Sete Lagoas (Uniffemm), Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Museu Bi Moreira da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Uni-BH Estoril, Biblioteca da PUC Minas Coração Eucarístico, Biblioteca da PUC Minas Contagem e no Museu de História Natural da PUC Coração Eucarístico. Os monolitos também foram expostos durante o Congresso Brasileiro de Ciências do Solo em Natal, Rio Grande do Norte.

Serviço:

Exposição de Solos: de 1 º a 30 de novembro de 2016
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Meta, Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa, Belo Horizonte – MG
Período de visitação:
– de terça a domingo, das 12h às 18h
– quinta-feira, das 12h às 22h
– toda última terça-feira do mês, das 12h às 17h
Entrada Gratuita
Outras informações:  (31) 3516-7200

[VIA]

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários