pistas do MOVE para taxistas – Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas já podem circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I. A medida, iniciada nesta segunda-feira (6), tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem para destinos como Mineirão, Aeroporto da Pampulha e Aeroporto de Confins, atendendo, assim, a uma reivindicação dos taxistas.

Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular nas pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor – aparelho com os dizeres “táxi” em cima do carro – ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus.

Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados. As pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I possuem equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h. No entorno da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é de 30 km/h.

Redução no tempo de viagem

Em testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI – Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins — 41 km —, a BHTrans verificou uma redução de cerca de 40% no tempo de viagem na pista do MOVE, em relação ao tempo gasto no mesmo percurso em pista mista.

A circulação dos táxis na pista dos ônibus, em caráter experimental, terá duração de 90 dias. Agentes da BHTRANS irão monitorar e avaliar os resultados da operação durante o período.

Pedestre

Com a circulação de táxis nas pistas de ônibus (MOVE), a BHTrans reforça a orientação aos pedestres para que realizem sempre as travessias de forma segura, nas faixas, sobretudo observando o sinal verde do pedestre.

É importante iniciar a travessia olhando para os dois lados e somente depois que todos os veículos pararem. É fundamental que o pedestre não se distraia ao realizar a travessia, portanto, não deve utilizar o celular ou fones de ouvido.

Da BHTrans

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários