vacinação contra febre amarela – O aumento no número de pessoas com febre amarela em Belo Horizonte e região metropolitana fez a Prefeitura da capital intensificar a vacinação contra a doença. Neste sábado (20), os 152 centros de saúde funcionarão das 8h às 17h com objetivo de imunizar os belo-horizontinos.

No começo desta semana, o Bhaz entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se alguma medida seria tomada diante do crescente número de pessoas infectadas. Em resposta, o órgão informou que nenhuma ação seria feita, já que 83% da população se encontrava imunizada e todos os postos tinham vacinas.

Como justificativa para a ação de amanhã, a PBH informa que pretende facilitar o acesso de pessoas que encontram dificuldade em procurar uma unidade de saúde para se vacinar durante a semana.

Agora, a prefeitura pretende ter 95% da população imunizada contra a doença. É importante lembrar que quem já tomou uma dose da vacina não precisa ir ao posto, pois a dose é única valendo dessa forma para toda vida. Atualmente 86% da população de BH está imunizada.

Pessoas acima de nove meses de vida podem receber a vacinação. O aumento dos casos confirmados de febre amarela fez com que a vacinação também fosse aplicada em pessoa acima dos 60 anos e em gestantes e lactantes.

Porém, a vacina é contraindicada em alguns casos. Confira:

Crianças menores de 9 meses de vida;
Pessoas com alergia grave ao ovo ou outro componente da vacina;
Portadores de imunosupressão grave;
Pessoas em uso de corticóide em doses elevadas;
Portadores de doenças: lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários