criam sondas – Alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Ari de Sá, no Ceará, em Fortaleza, desenvolveram sondas e experimentos biológicos que fazem parte da primeira missão do Brasil à Lua, a Missão Garatéa.

O grupo de 45 adolescentes criou os nanosatélites Gleiser I, II e III, que são como pequenos laboratórios que vão levar a bordo experimentos de natureza biológica e física, para o estudo da parte mais alta da atmosfera terrestre.

Os experimentos são feitos com sementes de regiões com condições extremas como a Antártida e também sementes nativas do Brasil, além de uma suíte variada de sensores eletrônicos, explica o professor coordenador do colégio, Manoel Severiano.

A ideia é entender como funciona a umidade relativa do ar, a temperatura externa, a incidência de radiação ultravioleta UV, advinda do Sol, e outros aspectos importantes para ajudar na consolidação da primeira missão brasileira lunar.

O projeto é apenas uma parte da grande missão que vai levar um satélite brasileiro à Lua. O investimento veio por meio de uma campanha realizada no site do http://Catarse.me, que arrecadou por volta de R$ 7080.

 

 

-vix

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários