Gleisi Hoffmann – A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a nova presidente nacional do PT. Ela foi eleita neste sábado (3) com o apoio de 61,89% dos votos dos delegados presentes à final do 6º Congresso Nacional do PT, em Brasília. Gleisi deverá liderar o partido por um mandato de dois anos.

Seu desafio principal será o de conduzir a agenda política do principal partido de oposição no país, que perdeu força após escândalos de corrupção revelados pela operação Lava Jato.

Ela própria está entre os denunciados pela operação e hoje é ré na Lava Jato. Gleisi é acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por pedir e receber, segundo o Ministério Público, R$ 1 milhão desviados do esquema na Petrobras.

Em seu primeiro discurso, ainda no sábado, Hoffmann pediu o apoio, ajuda e unidade da militância. “Eu tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT. É uma grande responsabilidade com as companheiras. Eu vou precisar muito da ajuda, do apoio e da unidade de todos vocês”, afirmou.

Hoffmann fez um agradecimento especial ao ex-presidente da legenda, Rui Falcão, que deixou neste sábado a presidência do partido. “Dirigiu o partido em um dos momentos mais difíceis que nós tivemos. É uma direção guerreira, que nos protegeu, sempre vai ter a nossa gratidão e o nosso carinho”, disse.

Filiada ao PT desde 1989, Gleisi Hoffmann iniciou sua trajetória militante no movimento estudantil. Foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes) em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Gleisi é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina (PR).

Também integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da então ministra Dilma Rousseff.

No primeiro governo Lula (2004-2008), Gleisi assumiu a Diretoria Financeira da Itaipu Binacional. Em 2010, foi eleita senadora, pelo PT do Paraná.

Da Redação, com Agência PT

Relacionados

Comente sobre esse assunto:

Comentários